A ilha normalmente é dividida em Mar de Dentro e Mar de Fora. O Mar de Dentro tem esse nome porque parte da ilha fica voltada para o Brasil, possuindo praias de areias claras e mar calmo a maior parte do ano. De novembro a março é a temporada de surf na ilha, onde os famosos swells chegam a ilha, fazendo a festa dos surfistas e acabando com o cenário de calmaria das praias.

Já o Mar de Fora fica do outro lado da ilha, o mar é mais agitando devido aos ventos vindos da África. É contrapartida, o mar é de um azul impressionante e com muitas formações rochosas, possuindo em alguns pontos arrecifes que protegem e acalma as águas, permitindo o banho de mar. 

São 16 praias, baias e ensedas de belezas exuberantes!

No mar de fora, você pode encontrar as seguintes praias:


• Caieiras

Com pedras escuras por toda a parte, relembra a origem vulcânica da ilha. Na maré baixa, se formam várias piscinas naturais e algumas pedras ocas, permitem a formação de esguichos. É muito boa para observação de aves marinhas.


• Atalaia  

Uma enorme piscina natural para mergulho livre! Possui águas cristalinas e é ótima para se observar peixinhos coloridos que ficam presos quando a maré baixa. Possui apenas 40cm de profundidade, o que proíbe o uso de nadadeiras. As crianças adoram! 


• Baía do Sueste

Praia calma, ideal para mergulho livre, onde consegue se observar tartarugas marinhas. Possui um pequeno manguezal, o único em ilhas oceânicas do Atlântico Sul.


• Leão

É uma das mais belas praias da ilha, sendo o principal local de desova das tartarugas marinhas na ilha.

Já no Mar de Dentro, você encontra o maior número de praias de Noronha. São elas:


• Baía do Sancho

Eleita duas vezes seguidas a melhor praia do planeta, pelo site de viagens TripAdvisor, é uma enseada de areia branca e águas transparentes, cercadas por falésias arborizadas. Há uma escada entre as falésias com altura de aproximadamente 400m para chegar à areia. No período de inverno, é possível usufruir de uma cachoeira de água da chuva.


• Baía dos Porcos

É considerada a segunda praia mais bonita da ilha, o mergulho nas piscinas naturais é proibido.
• Cacimba do Padre

Onde está localizado um dos mais importantes cartões postais da ilha, o Morro dos Dois Irmãos. É perfeita para a pratica de surf no período de novembro a março. Também dá acesso para a Baía dos Porcos.


• Quixabinha

Uma praia minúscula, fica entre a praia do Bode e a Cacimba do Padre, onde são separadas apenas por algumas pedras. Na maré baixa, foram uma praia só.


• Bode

Uma praia sossegada e com uma vista incrível do Morro dos Dois Irmãos. Na maré baixa, aos pés de uma enorme parede de pedras que serve como mirante, há uma pequena piscina natural de águas cristalinas. Não é recomendado banhos na época de ondas grandes.


• Americano

Cercada de pedras, é pequena e quase sempre deserta. Com acesso basicamente na maré baixa, pelas praias do Bode e do Boldró, pelo seu isolamento, é perfeita para quem procura um pouco de privacidade.


• Boldró

Na maré baixa, é possível aproveitar algumas piscinas naturais. Na época de ondas, é muito disputada pelos surfistas por possuir os melhores tubos da ilha. Possui um mirante antes de chegar a praia e no alto da falésia, fica o Forte de São Pedro do Boldró, um dos lugares mais procurados para apreciar o pôr-do-sol.


• Conceição

É onde fica o Morro do Pico. A praia mais badalada de Noronha, sem dúvida. Na maior parte do ano, tem aguas calmas e claras, convidativas ao banho e uma vasta faixa de areia. Na época das ondas, disputa as melhores ondas com a Cacimba do Padre. 


• Meio

Uma praia pequena e menos conhecida que suas vizinhas (Conceição e do Cachorro), mas tão bela quanto. Possui pedras, faixa de areia e mar calmo na maior parte do ano.


• Cachorro

É onde fica o famoso “Buraco do Galego”, uma piscina natural que se forma nas pedras durante a maré baixa. Localizada próxima a vila e a fortaleza dos Remédios. 


• Biboca

praia de difícil acesso e pouco frequentada, não é indicada para banho devido ao chão de pedras vulcânicas. Pode ser vista da fortaleza dos Remédios, pois fica abaixo dela.


• Baía e Porto de Santo Antônio

É onde chegam os barcos que abastecem a ilha e de onde saem os barcos de passeio. Apesar de ser uma área portuária, tem águas cristalinas. Possui um navio naufragado que é a grande atração para o mergulho livre.

Gostou do que viu? garanta sua reserva!